domingo, 29 de novembro de 2009

Tempo do Advento


Entramos hoje no tempo do Advento.
Tempo de espera, tempo de preparo, tempo de conversão.
De hoje até o Natal todos nós nos preparamos para esperar o nosso Mestre e Senhor.
As duas primeiras semanas são uma reflexão em cima da espera da 2ª vinda do Senhor Jesus, enquanto as últimas semanas são um preparo para a celebração do Natal, o grande dia em que nosso Mestre nasceu.
É triste que a grande maioria das pessoas neste tempo, não pense neste período como um momento de análise, um momento de reflexão de nossa vida cristã, um momento de conversão profunda, pois a correria do dia a dia acaba nos fazendo ter muitas vezes uma postura que nos afasta de Deus. A maioria das pessoas nesta época, só pensa em comprar presentes, roupas, brinquedos para as crianças e alimentos para a tão famosa ceia. Mas o verdadeiro motivo deste período do advento , a grande parte das pessoas esquece: Esperar e se preparar para a vinda do Senhor.

Algumas perguntas permeiam meu coração quando penso neste período do advento:

"Tenho sido aquilo que acredito ser agradável a Deus?"
"Minhas atitudes e palavras tem sido de alguém que realmente espera o seu Senhor?"
"E se o Senhor viesse hoje? Como me encontraria?"
" O que preciso mudar pra ser agradável a Deus?"
" Como pretendo viver estas quatro semanas que antecedem o Natal de Jesus?"

Pense vc tb sobre estas questões e não pare por aí, formule outras que o Espírito Santo te iluminar e procure se preparar bem para a vinda do Nosso amado!!

Durante estas quatro semanas, costumamos acender velas de cores variadas em uma coroa, chamada coroa do advento. Vc sabe o significado destas cores?

Nos quatro domingos que antecedem o Natal, as cores e símbolos da liturgia ajudam os fiéis a compreenderem o sentido do tempo litúrgico. As quatro velas da coroa do Advento são acendidas, uma a cada semana, e recordam a missão de Jesus. A vela vermelha significa a fé que o Menino Jesus traz ao mundo. A branca simboliza a paz. Já as velas roxa e verde representam, respectivamente a alegria pelo nascimento de Jesus e a esperança trazida por Ele.

"Peço ao Espírito Santo que me ilumine para que possa enxergar aquilo que ainda preciso melhorar e possa assim, ser a cada dia melhor e mais agradável a Deus."


Clique no Play para ouvir algumas palavras do Prof. Felipe Aquino sobre o advento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário