quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O "Hau"


Hoje vim falar de um texto que li para a faculdade que me impressionou pela magia e significado.
O texto fala sobre o surgimento das diversas correntes antropológicas e uma delas relata uma experiência de um antropólogo polonês, naturalizado inglês, chamado Bronislaw Malinowsky.
Malinowsky, resolveu criar um trabalho de campo que denominou " Os argonautas do Pacífico Ocidental". Essa sua experiência, consistia em ir conviver e observar uma tribo chamada Kula, situada nas Ilhas Trobiand.
Ele percebeu em sua observação que esta tribo desenvolvia todo ano um ritual de troca. Eles trocavam colares e braceletes, confeccionados pelos próprios nativos.
Durante esta troca , ocorria uma festa. Mas esta troca não tinha valor econômico, não funcionava como "moeda". E foi isso o que intrigou o pesquisador.
Ele queria entender porque TODOS participavam desta troca se não era um fator econômico que envolvia a população nativa.
Esta troca ia além mares, pois eram diversas as tribos que participavam desta atividade.
Observando então um pouco mais , Malinowsky descobriu que o que movia esta troca era o fator "Gentiliza". Isso mesmo, a tribo Kula, acreditava que quando presenteavam outra pessoa com seu colar e bracelete, junto com estes presentes eles davam tb um pouco de seu espírito (Hau). Sendo assim, quem recebe o presente recebe tb um pouco do outro e por esse motivo tem que devolvê-lo a seu dono, causando assim a "obrigatoriedade" de retribuir o presente. Mas ao retribuir tb estará dando um pouco de si, e necessitará de outra retribuição. E assim segue para sempre este vínculo entre a tribo Kula .
Sei que parece bobagem, mas fui muito tocada por todo este misticismo narrado por este antropólogo. Inevitavelmente me remeti a minha vida e comecei a comparar...
Não é exatamente isso que acontece quando presentamos alguém? Levamos horas escolhendo algo que pareça com a pessoa que vamos presentear, algo que irá agradá-la e fazê-la feliz. Neste momento estamos tb colocando um pouco de nós, de nosso amor.
O presente não precisa ser algo físico, pode ser uma palavra, um abraço, uma oração....
A verdade é que estamos o tempo inteiro nos dando ao outro, e tb recebendo uma parte dele.
Quando parei para pensar sobre isso , me dei conta da responsabilidade que é viver. E nós nem nos damos conta... Temos responsabilidade sobre o que fazemos com o que o outro nos dá , mas que é na verdade uma parte dele.
O que fazemos com o carinho, atenção e amor que recebemos do outro?
O que é do outro que recebo,como me afeta?
Digo isso não só pelas coisas boas que recebemos, mas tb em relação aos "lixos" que muitas vezes permitimos que o outro deixe em nós. Mágoas, palavras de rancor ou inveja, mentiras, coisas que são do outro e que por algum motivo jogam em nós.
Saber reconhecer o que o outro nos dá é uma grande arte, pois a medida em que reconhecemos o que estamos recebendo poderemos então pensar o que fazer com tal "produto".
Se for obra prima, que acrescentemos a nossa vida, modificando-a para melhor, crescendo e nunca esquecendo de retribuir , não só de quem recebemos , mas tb para outros que precisam.
Mas se for lixo, que saibamos dispensar, jogar fora e o quando puder reciclar, para aprender com o erro dos outros e não cometer os mesmos erros.
Espero que esta linda mensagem possa ter ajudado vc tb a repensar sua vida e seus relacionamentos, pois a vida é assim: Uma eterna troca de conhecimentos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário