sábado, 19 de setembro de 2009

Como se manter equilibrado?

"Quando alguém caminha numa corda bamba sabe que, cá e lá, é preciso dar uma paradinha, para que consiga retomar o equilíbrio e continuar.

É exatamente o que não estamos acostumados a fazer: parar! Parar para respirar, saber onde vamos pôr os pés, alinhar a postura, concentrar-se no objetivo ou quem sabe retomá-lo.

Na verdade, o estímulo mundano nos faz seguir de qualquer forma. Sei que é uma opção difícil; sei também que, por isso, nem todo o mundo tem coragem de parar. É... parar exige coragem e, talvez, seja exatamente o que você precisa fazer para não seguir de qualquer forma!" (Ricardo Sá)

Hoje acordei e li uma mensagem que me fez pensar exatamente sobre isso: Como me manter equilibrada.
Não basta seguir a placa de "retorno", é preciso continuar no caminho certo. E como é difícil!!!
As armadilhas do mundo são inúmeras e as mais sagazes possíveis. Por mais que estejamos convictos do caminho que desejamos seguir, de quem queremos ser, da qualidade que desejamos dar a nossas vidas, não basta. É preciso esforço!!! Esforço diário. Muita oração!!!
Ouvi nesses dias uma pregação do Pe. Paulo Ricardo que dizia exatamente isso. Ter "virtude" requer exercício contínuo , mas mesmo qdo já possuímos a virtude, ela não é sinal de que seremos perfeitos sempre, pois a virtude é livre e cair em pecado é uma opção que sempre será disponível. Ou seja, só pedindo a força do Espírito Santo, vigiando e orando.
Tenho me sentido assim, nessa ambivalência de sentimentos e ações. Me sinto um pouco São Paulo, qdo diz: -Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero.
E como dói, olhar para nossas atitudes erradas agora em que estamos procurando as atitudes certas.
Preciso aprender a me olhar com o olhar de Jesus.
É mais fácil ter misericórdia do outro do que de mim mesma.
Aceitar os próprios erros e quedas é um desafio que encaro nos últimos dias.
É a minha cruz! Mas tenho aprendido com seres de luz enviados pelo Senhor , a me olhar com o olhar de Jesus. Tenho me permitido aceitar que posso cair, mas que devo me levantar.
Tenho aprendido a me focar no acerto, no futuro, no que ainda pode dar certo.
E esse foco é Jesus.
Peço força para me ajudar a não cair e mais ainda, se cair, aprender a me levantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário