domingo, 13 de junho de 2010

Decepção

O que é a decepção?
O dicionário nos diz: "sentimento de tristeza ou frustração pela ocorrência de fato inesperado"
Fato inesperado?
Me pergunto se realmente o fato era inesperado, ou nós no entusiasmo do momento e dos sentimentos é que não conseguimos prever o que era previsível?
A convivência humana não é uma tarefa fácil. E nestes momentos de decepção me pergunto se devemos manter sempre os pés atrás, ou o certo é realmente acreditar no que o outro demonstra e fala.
A conclusão que chego, é que a tristeza oriunda da decepção é inerente a nossa vontade. A decepção é como um brinde "estragado" que sempre acompanha um bom presente, um dia vc sempre irá se deparar com ele.
Será que as decepções só acontecem aos emotivos? Aos frágeis? Aos corajosos? Aos exagerados? Aos idiotas?

E acordar depois de uma decepção?

Acordar para a Vida, acordar para o Dia, pôr os pés fora da cama, levantar o corpo, calçar qualquer coisa para começar a pisar o chão, a terra, olharmo-nos no espelho, olhar uns olhos decepcionados,….

E depois, muitas vezes voltar ao mesmo sítio, ao mesmo local, ver a mesma pessoa, ter de falar com essa pessoa, voltar e reencontar o mesmo ambiente, o mesmo cenário…..

Reagir…. Como se faz para Re Agir? Reagir é voltar a agir! Para voltar a agir, é preciso ter vontade de agir. E o mundo que nos rodeia, exigente, que não tolera a insatisfação, não tolera tristezas, que como uma criança mimada, quer-nos Lindos, Contentes, Sorrizinhos, Arranjados, Elegantes, Perfeitos, e todos nos pedem, “Vá reage, faz qualquer coisa, tens de melhorar! Lá estás tu com o teu péssimismo!…”. E para culminar, lá dizem a frase: “Não percebo, porque ficas assim, não é caso para isso!”. E nós, envolvidos num manto negro de tristeza, de amargos na boca, de nós no estomâgo, de dedos das mãos frios, de joelhos ligeiramente a quebrar, ficamos perplexos a olhar para aquela gente que nos diz “Que não é nada!”. Não é nada???! Mas não percebem, que para nós É TUDO!
Ou o pior seria olhar aquele ou aquela que foi motivo de decepção e de dor, e mesmo com o coração cheio de tristeza, ser incapaz de sequer sentir raiva. Pois no fundo a decepção só aparece no coração daqueles que amam.
Mas a decepção é como um vento forte, que bate na linda taça de cristal que enfeita a mesa, e a derruba no chão.
Podemos colar, restaurar, mas ali, naquela taça, sempre estará, nem que seja mínima, a marca das consequencias do vento.
O que fazer então?
Fechar as janelas e portas para que o vento não entre? Ou aprender que a taça restaurada é sinal de que um dia já foi perfeita e nos fez feliz, e que apesar de restaurada ainda é uma linda taça?
Não sei a resposta. O que sei é que tenho tentado aprender com estes ventos.... Não é tarefa fácil, pois junto com as taças, meu coração tb precisa ser restaurado.
Mas como já disse Pe. Fábio de Mello " Só quem já provou a dor, sabe realmente o que é o amor."
Acredito que a decepção vem para nos mostrar nossos limites, o quanto somos vulneráveis a ação do outro e o quanto é preciso aprender a renascer, ressurgir das cinzas , assim como a fêniz.
E nesse processo de voltar a ver o outro com a mesma admiração e respeito de antes, é preciso mais do que nunca a mão de Deus. Para que os cacos espalhados pelo vento, não virem mágoa em nosso coração.
Peço a Ele a força, a sabedoria e muito amor para reciclar tudo o que foi quebrado e assim ter novamente uma linda taça a enfeitar a mesa da minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário