quarta-feira, 26 de maio de 2010

Amor verdadeiro

Hoje parei para refletir sobre as consequências do outro em nossa vida. Mas não um outro qualquer, mas sim o outro a quem desprendemos um tempo, dedicação, carinho, afeto e amor.
A quem diga que amar é fácil , difícil é ser amado.
Na verdade , acredito que ambos são uma arte que precisamos exercitar e aprender.
A filosofia de Platão nos diz que um dia , antes de nascermos, tinhamos conhecimento da verdade plena, e assim sendo, sabíamos amar da forma correta. Mas ao nascermos e nos banharmos nas águas do rio Lather (esquecimento), perdemos a consciência da essência do amor.
O que nos restou então foram sementes guardadas de uma lembrança longíqua do verdadeiro sentido e forma de amar.
Mas isso tudo é apenas uma visão filosófica.
Acredito que na medida em que nos aproximamos mais de Deus, e deixamos Ele nos modelar, aprendemos a amar também os outros de uma forma melhor.
Amar na essência da palavra Amor.
Amor que promove e liberta.
Amor que respeita.
Amor que vê o outro como único e possuidor de vontade, sonhos, e limitações.
Mas tudo isso é muito difícil nos dias de hoje, onde as pessoas procuram no outro um refúgio para suas limitações. Esperam que outro possa ser a solução de seus problemas, chegando até acreditar por um tempo de que isso é possível. Mas com o tempo, a realidade vem a tona, e percebe-se que o outro é um ser assim como nós, carente de atitudes, de sentimentos e limitado.
Qdo isso acontece, a consequência é descartar a pessoa e procurar outra que satisfaça as suas necessidades. Mas essa satisfação plena nunca virá, pois ninguém é capaz de completar ou suprir as carências "todas" de uma pessoa.
E assim vivemos vários e vários relacionamentos vazios e infelizes.
Só somos verdadeiramente felizes no amor, qdo reconhecemos que aquele a quem depositamos nosso amor, é limitado, possui carências e fraquezas assim como nós, e que talvez e também por essas fraquezas e limitações é que o amamos.
Pessoas que sabem amar, são pessoas especiais, que já aprenderam que amar é ir além de espectativas, é aceitar o outro como ele é e ter a capacidade de enxergar aquilo que ele ainda pode ser.
São pessoas assim que quero ao meu lado.
E graças a Deus elas tem surgido em meu caminho.
São pessoas que com seu jeito sábio de amar, tem me ajudado a ser mais de Deus. Não me amam em excesso, mas na medida em que preciso ser amada. Pois como diz a letra da música Marcas do Eterno, ser amada em excesso faz tão mal quanto não ser.
Pessoas que amam da forma correta, nos entendem e sabem das nossas limitações e as compreendem.
Sabem o que pode nos ferir e machucar e por isso mesmo cuidam de nós, medem o que podem nos dizer ou fazer com a gente, para que não soframos desnecessariamente. Respeitam nossas fraquezas, limites e crenças, mesmo que não aceitem ou concordem, pois sabem que amar é deixar o outro livre, é respeitá-lo em suas escolhas.
Tenho tentado amar assim, de uma forma maior. As vezes, minha humanidade fala mais alto e acabo por cometer excessos, mas Deus tem me moldado. Peço sempre a Ele que me ajude a promover aqueles que amo e possa ajudá-los a ser mais santos e mais de Deus.
Li no site da CN uma matéria do Pe. Fábio muito legal e coloquei aqui para dividí-la com você, espero que goste.

O amor só pode ser eterno à medida que vivermos a conquista do outro todos os dias. E isso só a partir do momento em que o amor de Deus incendiar a nossa vida. Nós só podemos ser livres quando temos dono, mas um dono que nos administre para o amor e para a liberdade. O meu Dono [Deus] me ama, tem apreço por mim! Não vai me sugerir nada que vá me fazer mal, porque Seu dom é amor. Ele não escraviza ninguém.

Para ter fogo é preciso ter lenha. Deus é o fogo. Nós precisamos ser essa lenha onde o Senhor queime. O Todo-poderoso não faz milagres para mostrar o Seu poder apenas, mas todas as manifestações do Senhor são para conquistar o coração que está ali. Ele assim fez com Moisés. A conquista vem por intermédio de coisas bonitas. Se você vai receber amigos, você oferece o melhor. Busca um jeito de manifestar o amor. É isso que Deus fez com esse profeta.

O "bonito" não se limita a um atrativo estético, interior. É você perceber algo a mais. É descobrir que alguma coisa daquela beleza supera as suas formas. É algo maior que me chama, que fala de mim, como se aquela beleza fosse algo que me faltasse. O amor é essa capacidade de ver o outro de forma diferente. No meio de tanta gente, alguém se torna especial para você e você se aproxima. O amor é essa capacidade de retirar alguém da multidão, tirá-lo do lugar comum para um lugar dedicado, especial. Alguém descobriu uma sacralidade em você.

Amar é você começar a descobrir que, numa multidão, alguém não é multidão. Quando alguém se aproximou de você foi porque você gerou um encanto nessa pessoa. O outro se sentiu melhor quando se aproximou de você. A beleza da totalidade que você tem faz o outro melhor. A primeira coisa que o amor esponsal e conjugal cura são as orfandades que a vida nos colocou.

Não acredito em um casamento que não tem Deus na sua história. Como o seu marido vai reconhecer a sacralidade do seu coração se ele não traz a consciência de todo o sagrado que você é? O amor, quando não é amor, vira competição, disputa. Por isso o amor que é iniciado e mantido em Deus será sempre um amor de promoção do outro.

O casamento é um encantamento pelo outro, o qual vai ganhando sentido quando o vou conhecendo. Assim, todos os dias você precisa se aproximar do outro e descobrir o motivo para continuar o respeito e a alegria de estar diante daquela, que é sua ajuda adequada.

Casamento em que o outro é opressão, não é amor. O amor leva para o alto! Se vocês não se promovem mais significa que vocês estão esquecendo a vocação primeira do matrimônio: o de acender o fogo do amor, da dignidade e da felicidade do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário