segunda-feira, 29 de março de 2010

Como vai a sua autoestima? Identifique suas qualidades, não só seus limites

Cada um de nós possui representações mentais internas das pessoas mais importantes em nossa vida, inclusive de nós mesmos. A autorrepresentação, ou autoimagem, pode ser coerente ou distorcida. Além disso, nós trazemos uma imagem mental do que gostaríamos de ser ou do que pensamos que deveríamos ser; é o ideal de ego. A autoestima é o resultado da correspondência entre a nossa autoimagem e o nosso ideal de ego. Quanto mais achamos que estamos próximos do jeito que gostaríamos de ser, tanto mais teremos a autoestima equilibrada; de forma contrária, quanto mais estivermos frustrados com os nossos próprios objetivos e aspirações, tanto mais a nossa autoestima estará baixa.

A nossa autoimagem exerce uma grande influência em nossa vida, em nosso desempenho profissional e em nosso relacionamento interpessoal. O que pensamos a nosso respeito, a nossa autoimagem ou senso de autovalorização, influencia cada parte de nossa vida.

Aqueles que têm um bom e saudável senso de autovalorização se sentem importantes, acreditam que têm valor e irradiam esperança, alegria e confiança. Ao contrário, uma autoimagem inadequada nos tira a energia e o poder de atenção, necessários para bem nos relacionarmos com os outros; e um bom relacionamento interpessoal é fundamental em tudo o que fazemos. Nosso senso de inadequação nos impossibilita amar e dar atenção aos outros, pois nos leva a nos sentir rejeitados e incompreendidos; temos medo do que possam pensar de nós, não nos sentimos bem em grupos e não nos aceitamos como somos.

Ter uma autoimagem inadequada faz com que nos preocupemos com as opiniões, elogios ou críticas dos outros, como fatores determinantes para a nossa vida. Um senso de autovalorização muito baixo nos torna escravos da opinião dos outros e nos impede de sermos nós mesmos.

Por isso, quero convidar você para fazer um exercício neste momento e olhar para a sua imagem mental: O que você vê em si mesmo? Você está satisfeito com o que vê? Qual a visão que você tem de si mesmo quando se compara com outras pessoas?

Anote cinco pontos fortes e cinco fracos que você observa em si mesmo.

Em qual lista que você levou mais tempo para fazer as anotações? Na dos pontos fortes ou dos fracos?

Precisamos aprender a nos ver como Deus nos vê, a descobrir quem somos, a assumir o nosso valor, que vem do fato de sermos imagem e semelhança de Deus, filhos de Deus, filhos amados de Deus.

São Paulo, na sua Carta aos Romanos (Rom 12,3), nos ensina: “Pela graça que me foi dada, recomendo a cada um de vós: ninguém faça de si uma ideia muito elevada, mas tenha de si uma justa estima, de acordo com o bom senso e conforme a medida da fé que Deus deu a cada um”.

A nossa autoestima precisa ser equilibrada: nem alta, nem baixa, para que saibamos lidar com os nossos limites e fracassos, e para que tenhamos relacionamentos sadios e uma autoimagem correta, sem depreciações nem elevações. Por isso, uma autoestima equilibrada é fundamental para todos nós, filhos de Deus, para que possamos evangelizar, para que sejamos alegres e felizes em toda e qualquer circunstância.

O que fazer então para termos uma autoestima e uma autoimagem positiva e equilibrada?

Comece trabalhando a sua autovalorização, dando-se conta de que você é uma pessoa criada por Deus, imagem e semelhança de Deus, com limites e com qualidades. Você precisa entender que o seu valor não está no que você faz ou tem, está em você, no seu ser pessoa, com tudo o que você é, seu temperamento, seus dons e talentos.

Procure identificar quais são as suas qualidades e não só os seus limites. Aprender a lidar com os nossos limites, entender que ninguém é perfeito, que todos nós temos limitações e qualidades, é fundamental para uma autoestima e uma autoimagem equilibrada. Aprenda a não se cobrar tanto, e a não cobrar do outro também. Aprenda a se aceitar como você é. Nesse processo, aprender com as experiências vividas, com os erros e fracassos é fundamental. De tudo o que vivemos, precisamos tirar um lado positivo, uma aprendizagem, assim, nada passa em vão, tudo tem o seu devido proveito.

Atividades físicas, fazer coisas simples no seu cotidiano que você gosta, ter um tempinho para cuidar de si mesmo, do seu corpo e de sua saúde, também favorecem a autoestima.

Concluindo: para se ter uma autoestima equilibrada o mais importante é termos uma correta autovalorização, sabendo lidar com os nossos limites e fracassos. Como há um bom caminho pela frente a seguir, para trabalharmos em nós mesmos, coloquemo-nos a caminho. O colocar-se a caminho já é uma atitude que faz crescer a autoestima e, aos poucos, dia após dia, num processo que, às vezes, é lento, mas que precisa ser contínuo, vamos atingindo a justa estima de nós mesmos.

Manuela Melo ( Comunidade Canção Nova)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Florindo no deserto

Imagine-se caminhando em uma paisagem totalmente seca e, de repente, deparar com uma árvore coberta de lindas flores! Isso é possível aqui na Europa, pelo menos em Fátima, Portugal, onde moro como membro da Comunidade Canção Nova. Normalmente é assim, quando o inverno chega (e aqui ele é bem definido) as folhas das árvores caem e a única coisa que aparece são os galhos secos e retorcidos. Parecem mortos, já que não há a beleza trazida pelas cores das folhas e das flores. É claro que precisamos ver além, pois sabemos que, por dentro, a árvore continua viva. A primavera virá e revelará a vida que persevera em seu interior. Mas falo de algo mais, falo das amendoeiras... Estas árvores têm o dom de florir justamente em pleno inverno, e quando tudo ao redor delas parece sem vida, elas aparecem exuberantes, cobertas de flores. Contemplar este fenômeno, no mínimo, nos faz pensar o que estas árvores têm de diferente.
Não sei se você já passou pelo “inverno” em sua vida, os acontecimentos nos convidam ao silêncio, à espera. Como é rica esta experiência, mas como nos custa vivê-la! Passei por uns dias de “inverno”... E aí conheci com mais propriedade a amendoeira e me interessei por ela. Aprendi que essa planta se adapta a quase todos os tipos de solos, mas apresenta um maior desenvolvimento nos solos arenosos. Crescem em terrenos pedregosos, onde as camadas de pedra são alternadas com camadas de terra, para que as raízes possam penetrar mais profundamente, o que favorece a resistência à secura. Resiste às fortes geadas do período mais frio do ano, às altas temperaturas de verão e às secas prolongadas. Como se não bastasse, costumam florir durante o inverno. Não acha interessante?

Trazendo essas características para nossa vida espiritual, que lição o exemplo dessa árvore pode nos ensinar?

Já percebi que preciso encarar as adversidades da vida como a amendoeira, vendo no “terreno pedregoso” o lugar ideal para fixar raiz e buscar na profundidade da fé o alimento necessário, para não só sobreviver, mas também “florir” em pleno “deserto”, provocado pelo inevitável “inverno”.

Para agir assim, além de contar essencialmente com a graça de Deus, preciso ter força de vontade e alimentar constantemente a esperança em meu coração com a Palavra do Senhor, que se cumpre no seu tempo, do seu jeito. "Os céus e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão" (Mt 24, 35). Chorar quando for preciso, sim, mas sem me esquecer dos benefícios trazidos pelo “inverno” e tentar florir na intenção de torná-lo agradável para quem passa ao meu lado ou permanece comigo.

Eu já havia pensado sobre isso, mas hoje ao participar da Santa Missa e ouvir o padre citar justamente o exemplo da amendoeira, resolvi partilhar isso com você na intenção de fazer o seu “deserto florir”. Desejo semear esperança em seu oração. Se você está passando por um tempo difícil, tenha calma, o “inverno” vai passar.

Recordo-me que, durante minha infância, por um motivo ou outro, muitas vezes, eu caía, machucava-me e corria, em prantos, para buscar o consolo dos meus pais. Lembro-me das vezes em que me disseram: "Tenha calma, vai passar..."

Tinham toda razão. Passou mesmo! Já nem me lembro das quedas daquela época; vieram outras que também passaram. Afinal, nesta vida, tudo passa! Acredito que você também já tenha ouvido essa afirmativa. Para concordar com ela basta fazer uma breve reflexão sobre seus últimos anos. Quantas coisas já passaram, não é verdade?

As etapas de nossa vida, por mais que queiramos nos apegar a elas, não tem jeito, elas passam. Assim como os tempos de crises e bonança passam e as notícias e as modas também.

Ora, se essa é uma verdade inquestionável, por que nos falta a esperança quando estamos na tribulação? Por que nos faltam a cautela e o zelo quando estamos no cume das alegrias momentâneas? Perguntas, como estas, passam quase sempre sem respostas em nossa vida.

O que permanece, não é humano, transcende nossa existência e não se explica pela razão, somente pela fé.

A sede que temos por Deus, e por Suas obras, por exemplo, permanece em nossos corações. Que ela seja nossa motivação para hoje “florirmos no deserto” que precisamos atravessar. Aprendamos com a amendoeira: suas flores, em pleno inverno europeu são lindas, embelezam o “deserto” e nos ensinam a ir além do ordinário nesta vida. Estamos juntos, rezo por você!


Dijanira Silva (comunidade canção nova)

sábado, 13 de março de 2010

terça-feira, 9 de março de 2010

Jesus Cristo mudou meu viver

Todos os dias acordo querendo louvar e dizer pro mundo do amor que sinto por aquele que me amou primeiro.
Descobri um amor que não existe no mundo, uma amor que nenhum ser humano é capaz de dar.
O amor de Deus.
Qdo realmente o conhecemos e nos deixamos sentir o amor que Ele tem por nós, nos transformamos em pessoas diferentes.
Não dá mais para ser o mesmo depois que sentimos o amor de Deus.
Ele nos cura do amor errado que o mundo nos dá.
Um amor que exige reciprocidade, um amor quer aprisiona e torna refém o outro.
O amor de Deus é diferente, ele é gratuito e não exige retorno. Ama pelo simples prazer de amar. O amor de Deus liberta, acalma e nos faz enxergar a verdade.
O amor do mundo muitas vezes nos cega, só enxergamos o que queremos ver, mesmo toda a verdade estando bem abaixo de nosso nariz.
O amor de Deus é límpido, nos faz ver o mundo com os olhos do seu próprio amor. Podemos ver além das aparências qdo passamos a amar pelo amor que vem de Deus.
Amamos o outro pelo que ele é capaz de ser e ainda não é. Mas isso só é possível depois que aprendemos a amar o outro como Deus nos ama. Através desse amor incondicional, amor ágape;
Jesus Cristo fez isso comigo. Mudou meu viver, mudou meu olhar, mudou meu jeito de amar.
Sei que muito ainda tenho que mudar, pois como ser humano, estarei sempre em processo de construção. Mas qdo paro e olho pra traz, consigo ver o quanto Jesus me mudou. O quanto era cega, presa e limitada.
Não posso negar que muitas vezes a minha humanidade me faz a vista embaçar. E nestes momentos tenho recaídas e vejo o mundo de forma distorcida. Mas o amor e a misericordia de Deus, coloca anjos em meu caminho que neste mesmo momento me sinalizam para tirar esta nuvem que encobre meu olhar.
Peço a Deus que encha meu coração mais e mais, a cada dia, dessa vontade de ver o mundo a partir do seu amor.

Recomeçar

Nem sempre acertamos, na verdade, na maioria das vezes erramos.
Mas o que fazer diante do erro, diante da queda?
A reposta é levantar, RECOMEÇAR!!
Cada dia que se inicia é um presente de Deus para que possamos começar novamente.
Mas vivemos presos ao passado e sonhando com o futuro, quase sempre esquecemos daquilo que realmente temos: o presente.
O presente já possui esse nome para que não esqueçamos o que ele realmente é: Um presente.
Um presente de Deus, para que assim como a criança que erra seus exercícios no caderno, e simplesmente vira a página para que possa refazer seus trabalhos, nós também tenhamos essa chance, de refazer nossa história.
Precisamos aprender a dar valor a esse presente de Deus que é o nosso HOJE, AGORA!!
O passado não existe mais e o futuro não sabemos se chegará, o que realmente temos é o Hoje, o Agora.
Viva então esse momento da melhor forma que pode ser vivido.
Caiu? Levante!
Errou? Conserte!
Magoou? Peça perdão!
Chorou? Sorria!!
Perdeu? Encontre algo que possa te dar um novo significado!
Sempre é possivel recomeçar, enquanto há vida, há chance de fazer de novo, fazer de nova forma, fazer diferente.
Reflita o que hoje vc pode fazer de forma diferente. O que vc precisa recomeçar em sua vida hj?
É seu jeito de tratar as pessoas? Ou é o seu jeito de tratar a si mesmo?
Ame-se mais, pois só assim poderá amar também de forma melhor os outros.
Lembre-se tudo começa a partir de nós. O movimento é sempre de dentro pra fora.
Ser feliz hoje só depende de você.
Então força!! Recomece!!!


sábado, 6 de março de 2010

Como encontrar a pessoa certa? ( post retirado do Blog do Revolução Jesus da Canção Nova)

Como encontrar a pessoa certa?

Temer o amor é temer a vida e os que temem a vida já estão meio mortos.
Bertrand Russell

Se você entrou neste post e pensou que encontraria os “10 passos para encontrar o amor da sua vida”, ou “que em 3 dias este amor apareceria”, ou tipo uma fórmula do amor (A+B= amor). Peço:

Pare por aqui, o amor não improvisa e nem é macarrão instantâneo que em 3 minutos está pronto para ser devorado.

Amor é aventura, amor é desafio, amor é para corajosos!

Pense comigo:

No mundo existem aproximadamente 7 bilhões de pessoas uma delas é a pessoa que Deus pensou pra você, esta pessoa está dentro de uma área de 510,3 milhões de Km² em algum dos 5 continentes, trabalhando ou estudando ou até dormindo em algum dos 195 países. E você tem a simples tarefa de: “Encontrá-la”.

Parece até algum daqueles filmes tipo: Indiana Jones e os caçadores da Arca Perdida ou Indiana Jones e a Última Cruzada, não é?

Sim, estamos sempre à procura, porém o que quero deixar para você é algo: “Não se perca na busca”.

Acredito que antes de encontrar a pessoa certa é preciso se tornar a pessoa certa. Torne-se o homem (mulher) que Deus lhe chama a ser. Se descubra como alguém que sabe que preenchimento e plenitude só se encontram em Deus. Não espere que outra pessoa lhe complete. Deixe que Deus faça isso.

Tem muita gente mais ou menos por ai. Não que elas sejam mais ou menos, mas se comportam como tal. Tem gente que pensa assim: “Já que a mulher de minha vida é minha cara-metade, serei metade até que a encontre e quando a encontrar, todos os meus problemas estarão resolvidos”. Gente “mais ou menos”. Te falo, quanto este cara encontrar a garota, não será o começo de um relacionamento, mas sim um início de uma dependência e prisão de carências. Ninguém merece ter nas costas o peso de ser “a solução de problemas” não é?

O que é ser a “pessoa certa”?

“Certa” não é perfeita. “Certa” no sentido de ser gente, ser pessoa humana. Se ama, se acredita e melhor ainda se percebe amada pelo Amor - com letra maiúscula mesmo.

Se você começou a ler este post e queria saber se a pessoa que hoje você namora é a “certa” para você, a primeira pergunta precisa ser respondida:

Sou a pessoa certa?

Uma vez respondida esta pergunta podemos ir para a segunda?

Esta pessoa é a certa para mim?

Agora pedirei ajuda aos evangelhos, bom na verdade às cartas de Paulo.

“(O amor) Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. (I Cor 13,7)

Sabe aquelas experiências de Química que você precisa submeter determinado experimento a algumas condições, como temperatura, pressão e tal… Faça isso agora com o “amor” que você tem ao seu lado. As condições foram dadas por Paulo:

Se é amor tudo des – culpar. Reconhecer a culpa quanto ela é real, mas tirá-la, pois se ama, e quem ama perdoa.

Se é amor tudo “crê”. Tipo não dá para levar um namoro quando se há desconfiança. É só desgaste.

Se é amor tudo “espera”. Nem preciso falar que o verdadeiro amor espera. Então castidade é o parâmetro para um namoro bacana.

Se é amor tudo “suporta”. Namorar é fazer bem. Lugar de viver e também de morrer. Nunca de matar!

Se ao submeter seu “amor” à prova destas condições e ele “agüentar”, posso te garantir você tem ao seu lado um grande amor.

Não tenha medo de fazer isso, porque somente quando o amor é colocado à prova é que se pode ver seu verdadeiro valor. (João Paulo II)

E se a dúvida ainda bate à porta, e você ainda duvida se está com a pessoa certa, o Papa João Paulo II responde a esta dúvida assim “quanto maior o sentimento de responsabilidade pela pessoa amada, mais verdadeiro é o amor”.

Como eu disse no começo do texto, para amar não existe receita pronta e sim indícios de um bom caminho a trilhar, tá a fim?

(Adriano Goncalves)

segunda-feira, 1 de março de 2010

1ªLeitura do 2º domingo da Quaresma

Ontem a missa me falou profundamente.
As leituras, o salmo e o evangelho me tocaram profundamente.
Ao ouvir e ler a primeira leitura (Gênesis 15) me veio na mente automaticamente uma música que ouvi no comecinho da minha volta ao Senhor.
A música fala da promessa do Senhor a Abraão.
Uma amiga profetizou no sábado para minha vida, as bençãos do Senhor. E no domingo ao ler esta passagem tomei posse definitivamente das graças do Senhor para minha vida.
Gostaria então de compartilhar com vc esta benção.
Ouça a música e cante o refrão com propriedade, crendo no que canta e ora.
Foi assim que fiz no comecinho da minha caminhada e é assim que faço hoje. E o Senhor não me tem desamparado, muito pelo contrário, Ele tem me ajudado, me carregado no colo nos momentos de dor.
Eu profetizo que o que o Senhor tem de graça para tua vida irmão, irmã, é muito mais que a soma das estrelas e os grão de areia do mundo.
Creia, pela fé vc irá conquistar tudo aquilo que Deus tem preparado para ti.
Que sua semana seja abençoada pelo poder da fé que tens em Jesus.
Ouça o louvor: A fé de Abraão - Comunidade Vida Cristã


Eu quero Te agradecer, muito, muito mais
E quero Te louvar, Senhor, a cada dia
Porque as palavras que eu tenho dito
Não são palavras que edificam, não movimentam a minha fé

Eu quero a fé de Abraão, obedecer sem duvidar
Que mesmo colocado à prova, o seu filho ia matar
Acreditar que eu vou alcançar e pela fé vou conquistar
Tudo o que Deus já preparou pra mim

Vou olhar para o céu e contar as estrelas
Assim, serão as bênçãos de Deus pra mim
Tomar posse da terra, sempre prevalecer
Pois, a fé que eu tenho me fará, em Deus, vencer

Todo lugar que pisares com fé será vosso
E ninguém te poderá resistir
Sê forte e corajoso, não temas nem te espantes
Pois o Senhor está contigo e você vai conseguir

Leva-me além

Hoje acordei com a lembrança de um sonho lindo que tive.
Creio que este sonho, era mais do que uma simples imagem criada pelo meu inconsciente.
Era uma resposta de Deus.
Sonhei com a realização de um sonho de muito tempo.
Orei ao acordar e cresceu em meu coração a certeza de que Deus já está agindo para isto.
Li no livro que uma amiga me emprestou, que qdo oramos, ou pedimos uma resposta para Deus, os anjos levam esta oração a Deus e Ele responde na hora.
Mas muitas vezes não recebemos esta resposta na mesma hora, pq o mal, sabendo o quão bem esta graça nos fará, cria um escudo que impede os anjos de trazerem esta graça até nós. Neste momento os anjos voltam ao céu pedindo ajuda. Começa assim um luta espiritual.
Cabe a nós continuarmos orando, crendo, jejuando, clamando, louvando. Pois Deus está nos ajudando e esta luta terá um fim, e no final, se persistirmos fortes, venceremos e veremos a graça de Deus acontecer em nossa vida.
Creio que Deus está me preparando para a chegada desta grande graça.
Enquanto espero, oro.
Oro pedindo a Deus que me ajude a conhecê-lo mais. Me ajude a ir além de mim mesma.
Além das minhas limitações, me transformando a cada dia numa pessoa melhor.
Para que possa aproveitar com sabedoria das graças que estão por vir.
Pois nasci para louvar, adorar e bendizer sempre Aquele que me amou primeiro.
O Evangelho deste domingo fala sobre a transfiguração.
Jesus subiu ao alto da montanha pra orar, para ir além. Para poder estar em contato maior com o Pai. E ao orar o que aconteceu? A transfiguração.
Peço a Jesus: Leva-me além Jesus!! Leva-me a esta montanha mais alta do que eu. Me ajude a poder ter a graça da transfiguração. Que possa estar mais e mais perto de Ti. Para que todos que me vejam, possa ver a Ti. Que seja a Tua face a brilhar em mim. Não para que eu apareça, mas ao contrário, que eu diminua e Tu Senhor, cresça. Que eu possa resplandecer a transfiguração da minha face na Tua Senhor. Para honra e glória do Teu Santo Nome!! Leva-me além, Senhor, pois Tu és a razão do meu viver!! Faço desta canção minha oração a Ti, Senhor! Leva-me além!!!